O PEI oferece cursos de pós-graduação nos níveis Lato Sensu e Stricto Sensu, além de diversos cursos de extensão.

Lato Sensu é uma expressão do latim que significa em sentido amplo. Os cursos de especializaçãoincluem-se na categoria Lato Sensu e visam ao estudo de uma área completa de conhecimentos. O objetivo do curso de especialização é dar ao profissional ampla fundamentação científica à aplicação de uma técnica ou ao exercício de uma profissão. A carga horária mínima é de 360h, não computando o tempo dedicado à elaboração da monografia. Estes cursos oferecem certificado de eficiência ou aproveitamento que habilita ao exercício de uma especialidade profissional. Clique aqui para conhecer  os cursos Lato Sensu oferecidos pelo PEI.

Por outro lado, a pós-graduação Stricto Sensu (do latim, em sentido estrito) confere grau acadêmico, que deverá ser atestado de uma alta competência científica em determinado ramo do conhecimento. A pós-graduação Stricto Sensu compreende dois níveis de formação: mestrado e doutorado. Embora hierarquizados, o mestrado não constitui condição indispensável à inscrição no curso de doutorado. Para obtenção do grau de mestre, requer-se do candidato a defesa de dissertação, revelando domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização. Para o grau de doutor requer-se defesa de tese que represente um trabalho de pesquisa que implique em real contribuição para o conhecimento do tema. Os cursos de mestrado e doutorado têm duração média de dois e quatro anos respectivamente. Além do preparo da dissertação ou tese, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração e ao domínio conexo, ou seja, matérias necessárias para formação complementar. Clique aquipara conhecer os cursos Stricto Sensu oferecidos pelo PEI.

Os cursos de extensão, por sua vez, são cursos extracurriculares de curta duração com o objetivo de difundir, atualizar, aprofundar ou aperfeiçoar conhecimentos específicos em uma área temática. Periodicamente o PEI lança diferentes cursos de extensão, clique aqui  para conhecer os cursos que estão sendo oferecidos no momento.

Para saber mais sobre o sistema da pós-graduação brasileira e sua origem, recomenda-se leitura do Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965 (ALMEIDA JUNIOR, A. et al. Parecer CFE nº 977/65, aprovado em 3 dez. 1965. Rev. Bras. Educ. [online], no 30, pp. 162-173, 2005) e consulta ao MEC (www.mec.gov.br).