Silvio Alexandre Beisl Viera de Melo

Descrição:

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal da Bahia (1992), mestrado em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ (1994) e doutorado em Engenharia Química pela COPPE-UFRJ (1997). Possui também especialização em Inovação e Difusão Tecnológica - AGINTEC, pela Universidade Tiradentes (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente em Soluções Tecnológicas usando CO2 Supercrítico, com aplicação nas seguintes áreas: extração e fracionamento de produtos naturais, micronização, impregnação e encapsulação de fármacos para sistemas de liberação controlada, nanobiotecnologia, síntese de biocombustíveis a alta pressão, termodinâmica de polímeros, modulação de propriedades de materiais poliméricos a alta pressão, equilíbrio de fases a alta pressão, micronização de catalisadores, injeção de C02 em poços de petróleo, soluções tecnológicas para o processamento de CO2 em unidades offshore. Atua também em engenharia de confiabilidade e análise de riscos. É professor permanente do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Engenharia Industrial e do Doutorado em Energia e Ambiente. Realizou estágio pós-doutoral na School of Chemical Engineering, University of New South Wales, em Sydney, Austrália (2012-2013), na área de micronização e encapsulamento de fármacos usando gases densos, no Laboratory of Supercritical Fluids, coordenado pelo Prof. Neil Foster. Coordenou o Programa de Recursos Humanos em Tecnologias Avançadas para Recuperação de Petróleo e Gás Natural em Campos Maduros (PRH-49) no período 2014-2018. Atualmente, coordena o Enhanced Oil Recovery LAB, no Centro Interdisciplinar em Energia e Ambiente (CIENAM) da UFBA.