Summer School 2011 in Brazil

A Escola de Verão é um evento cooperativo da Universidade RWTH-Aachen e da UFBA em cooperação com a TU-Berlin, tendo ainda como parceria a TU-Dortmund. Serão ministrados seis mini-cursos no tema Process Systems Engineering.

A Escola de Verão abrangerá a Engenharia de Processos de Sistemas e suas diferentes sub-áreas. Os pontos fortes serão: o desenvolvimento e análise de modelos matemáticos, a simulação e otimização de processos, assim como o controle de processos baseado em modelo. As aplicações concentram-se em processos químicos e biológicos como separação, sistemas multifásicos, processos reacionais e tratamento de água. Novos componentes técnicos sobre os temas Tecnologias Energéticas e Otimização serão inseridos no conteúdo das aulas e nos exercícios.

Cursos

1. Process Dynamics and Operation of Chemical Plants (Prof. Dr.-Ing. G. Wonzy, TU-Berlin) – 18 e 19/07
  2. Optimization Strategies for DAE Systems (Dr. -Ing. H. Arellano-Garcia, TU-Berlin) – 21 e 22/07
  3. Extraction on Different Scales: From Molecules to Columms (Prof. Dr. -Ing. A. Pfenning, RWTH-Aachen) – 25 e 26/07
  4. Feedback Control for Optimal Process Operation (Prof. Dr. -Ing. S. Engel, TU-Dortmund) – 28 e 29/07
  5. Menbrane Process from Fundamentals to Process Design (Prof. Dr. -Ing. A. Drews, RWTH-Aachen) –01 e 02/08
  6. MEXA-Model based Experimental Analysis (Prof. Dr. -Ing. W. Marquardt, RWTH-Aachen) – 04 e 05/08

Os candidatos devem ser alunos de pós-graduação que desenvolvam pesquisa na temática do curso. Além disso, é necessário bom desempenho acadêmico e domínio de inglês. A Escola de Verão é destinada a alunos de pós-graduação da UFBA e de outras instituições, inclusive de outros estados, não sendo cobrada taxa de inscrição. Despesas com locomoção e hospedagem, entretanto, serão de responsabilidade dos alunos. A carga horária do curso poderá ser aproveitada como disciplina optativa no PEI – Tópico Especiais (consulte a sua universidade para informações sobre aproveitamento de estudos). Em casos específicos e bem justificados, serão aceitas inscrições em módulos avulsos do curso. Nestes casos, entretanto, o aluno não terá direito ao certificado da Escola de Verão.

Para a inscrição serão necessários curriculum vitae e carta de motivação, na qual deve ser justificado o interesse em participar do curso, bem como a aderência  do tema pesquisado à temática do curso. Tendo em vista que as aulas serão ministradas em inglês, será testada a capacidade de audição no idioma.

Inscreva-se até o dia 06 de julho no site www.process-systems-engineering.de. Maiores informações, consulte karenpontes@ufba.br.

Banner do Curso: