Summer School 2013 in Brazil

A Escola de Verão é um evento cooperativo das Universidades RWTH-Aachen, TU-Berlin e da UFBA, tendo ainda como parceria a TU-Dortmund. Serão ministrados seis mini-cursos no tema Process and Energy Systems Engineeringpor renomados professores alemães.

O tema do curso deve abordar a engenharia de processos, energia e suas diferentes subáreas. Os pontos principais são: desenvolvimento e análise de modelos matemáticos, simulação, otimização e controle de processos. As aplicações concentram-se em processos químicos e biológicos como separação, sistemas multifásicos, processos reacionais e tratamento de água. Novos componentes técnicos sobre os temas Tecnologias Energéticas e Otimização serão inseridos no conteúdo das aulas e nos exercícios.

Cursos

1. Process Dynamics and Optimization Strategies (Dr. -Ing. H. Arellano-Garcia, TU-Berlin) – 29[1] e 30/07[1]
  2. Model-Based Experimental Analysis (Dr. A. Mhamdi, RWTH-Aachen) – 1[1] e 2/08[1]
  3. Global Optimization for Energy & Chemical Systems (Prof. Dr. -Ing. A. Mitsos, RWTH-Aachen) – 5[1,2] e 6/08[1]
  4. Model-Based Analysis of Enzyme Processes (Prof. Dr.-Ing. A. Spiess, RWTH-Aachen) – 8[1,2]e 9/08[1,2]
  5. Advanced Process Control (Prof. Dr. -Ing. S. Engel, TU-Dortmund) – 12[1,2] e 13/08[1,2]
  6. MOSAIC: A Web-Based Modelling & Simulation Environment (Prof. Dr. -Ing. G. Wozny, TU-Berlin) – 15[1,2] e 16/08[1,2]

Programação: Abrir

Horário dos seminários: [1]9 às 12:30h, [2]14h às 15:30h.

Além dos cursos, são previstos eventos sociais e visitas às indústrias da região durante todo o período para maior integração entre os participantes. Você terá ainda uma ótima oportunidade de se informar sobre oportunidades de educação e pesquisa na Alemanha.

Os candidatos devem ser alunos de pós-graduação que desenvolvam pesquisa na temática do curso, alunos de graduação com envolvimento em pesquisa ou ainda profissionais da área que desejem conhecer os temas de ponta a serem discutidos nos cursos. Além disso, é necessário bom desempenho acadêmico e domínio de inglês. A Escola de Verão é destinada a alunos de pós-graduação da UFBA e de outras instituições, inclusive de outros estados, não sendo cobrada taxa de inscrição. Despesas com locomoção e hospedagem, entretanto, serão de responsabilidade dos alunos. A carga horária do curso poderá ser aproveitada como disciplina optativa no PEI – Tópico Especiais (consulte a sua universidade para informações sobre aproveitamento de estudos).

A inscrição no curso compreende à participação em todos os seis módulos. Os alunos que tiverem frequência superior a 75% receberão um certificado. Em casos específicos, serão aceitas inscrições em módulos avulsos do curso. Nestes casos, entretanto, o aluno não terá direito ao certificado.

Para a inscrição serão necessários curriculum vitae (preferível formato Lattes resumido em português ou inglês) e carta de apresentação (em inglês), na qual deve ser justificado o interesse em participar do curso. Tendo em vista que as aulas serão ministradas em inglês, é necessário domínio no idioma.

Inscrições até 21/06/13 através do site: http://www.process-systems-engineering.de/.

– Primeira lista de participantes – Confira o resultado aqui: Abrir

– Segunda lista de participantes – Confira o resultado aqui: Abrir

– Visitas técnicas – Relação de alunos para visita: Abrir

Obs.: Favor atentar para a orientação quanto a roupa (calça jeans e blusa de manga longa)  e calçado de couro com solado de borracha.

Todas as aulas serão transmitidas ao vivo através da internet. Logo, você poderá acompanhá-las em tempo real de onde estiver. Divulgaremos o link nesta home page, logo fique atento!

Maiores informações, consulte karenpontes@ufba.br.

Banner do Curso: