V Summer School – 24 de julho a 18 de agosto de 2023

A Escola de Verão comemora a 5ª edição trazendo o tema

Engineering Low Carbon Technologies - ENGAGE!

Com patrocínio do DAAD e coordenação da BTU Cottbus-Senftenberg, o PEI/UFBA realizará a V Summer School - ENGAGE. A quinta edição abordará o tema Engineering Low Carbon Technologies, trazendo quatro semanas de cursos intensivos e gratuitos com professores de Universidade alemãs. Não fique fora dessa e garanta já a sua vaga (vagas limitadas).

A transição energética para uma tecnologia de baixo carbono é um tema emergente que demandará profissionais com habilidades específicas para atuarem no desenvolvimento de processos e produtos que permitam às indústrias alcançarem ambiciosas metas de descarbonização estabelecidas pelas agendas climáticas. A Alemanha lidera o movimento de transição energética com altos investimentos em energias renováveis, a exemplo do hidrogênio verde e do descomissionamento das termelétricas a carvão. Como centro de referência de tecnologia de ponta, a Alemanha se torna uma atrativa escolha para o intercâmbio acadêmico e científico.

Tem interesse em fazer intercâmbio na Alemanha? Quer aprender mais sobre Tecnologias de Baixo Carbono? Inscreva-se já na V Summer School!

Data:

24 de julho a 18 de agosto de 223, das 9h às 12:30h. Alguns cursos terão carga horária complementar das 14:00 às 15:30h, a confirmar na agenda final.

Local:

Escola Politécnica

Cursos:

1. Energy and feedstock transition in the chemical industry: technology, dynamic modeling, simulation and optimization (Dr. Erik Esche, TU-Berlin) – 24 e 25/07

2. Decarbonization of energy-intensive industrial processes (Prof. Dr. Uwe Riedel – DLR) – 27 e 28/07

3. Energy and feedstock transition in the chemical industry: technology, dynamic modeling, simulation and optimization (MSc. -Ing. Hoffmann, TU-Berlin) – 31/07 e 01/08

4. Sustainable energy carriers, Fundamentals of process intensification (Prof. Dr.- Ing. Harvey Arellano-Garcia, BTU Cottbus-Senftenberg) – 03 e 04/08

Decentralized energy systems (Dr. Bogdan Dorneanu, BTU Cottbus-Senftenberg) – 03 e 04/08

1. Model-based experimental analysis of chemical processes (Prof. Dr. Adel Mhamdi, RWTH-Aachen University) – 07 e 08/08

2. Electrochemistry and water electrolysis (Prof. Dr. Anna Mechler - RWTH-Aachen University) – 10 e 11/08

3. Process synthesis for using renewable biogas to produce green hydrogen (Prof. Dr.-Ing. Jan Schoeneberger – Berliner Hochschule für Technik) – 14/08

Optimal evaluation of alternative process configurations and exergy analysis (Prof. Dr.-Ing. Jan Schoeneberger – Berliner Hochschule für Technik) – 15/08

1. Hydrogen for energy technology, safety and reliability (Prof. Dr. Lars Röntzsch – BTU Cottbus-Senftenberg) – 17 e 18/08

Programação: acesse aqui.

Professores:

Prof. Dr. Adel Mhamdi, RWTH-Aachen University

Prof. Dr. Anna Mechler - RWTH-Aachen University

Dr. Erik Esche, TU-Berlin

Prof. Dr.- Ing. Harvey Arellano-Garcia, BTU Cottbus-Senftenberg

MSc.-Ing. Hoffmann, TU-Berlin

Prof. Dr. Lars Röntzsch – BTU Cottbus-Senftenberg

Dr. Bogdan Dorneanu, BTU Cottbus-Senftenberg

Prof. Dr.-Ing. Jan Schoeneberger – Berliner Hochschule für Technik

Prof. Dr. Uwe Riedel – DLR

Atividades complementares:

Além dos cursos intensivos, a programação da V Summer School oferecerá visitas técnicas a indústrias (público limitado) e workshop sobre intercâmbio com a Alemanha nos dias de quarta-feira.

Público alvo:

A Escola de Verão é destinada a alunos de pós-graduação da UFBA e de outras instituições, inclusive de outros estados, não sendo cobrada taxa de inscrição, mas alunos de graduação também poderão se inscrever. Profissionais interessados em se capacitar no tema do curso também são bem vindos!

As aulas serão realizadas em inglês, então será uma excelente oportunidade também para praticar o idioma.

Aproveitamento de estudos:

A carga horária do curso poderá ser aproveitada por alunos da pós-graduação como disciplina optativa do PEI – Tópico Especiais (consulte a sua universidade para informações sobre aproveitamento de estudos). Alunos de graduação poderão fazer o aproveitamento das horas de aula como atividade complementar (AC). Inscrições em módulos avulsos do curso não darão direito a certificado e, consequentemente, ao aproveitamento de estudos.

Certificado:

Os participantes que frequentarem pelo menos 75% de todo o curso receberão certificado do PEI e poderão fazer o aproveitamento de estudos.

Inscrição:

Para a inscrição serão necessários curriculum vitae (pode ser o lattes) e breve justificativa do interesse em participar do curso.

Inscreva-se até o dia 12 de julho no link. As inscrições serão validadas até 17/07.

Banner do Curso: